O VALOR DA BANANA
Dra Renata Sanches Álvares da Costa
Nutricionista CRN5/1814



A banana é o fruto da bananeira e tem provável origem asiática. Existem mais de 20 tipos de banana, sendo os mais comuns a banana-nanica, banana-maçã, banana d’água, banana da terra, banana-prata... A banana é uma fruta de valor nutricional indiscutível, representa uma excelente fonte de energia de rápida absorção e fácil digestão devido ao seu teor de carboidrato. Contêm vitaminas (A e C) e minerais (cálcio, magnésio, selênio, fósforo e potássio). É a segunda fruta que mais contem potássio (100g de banana prata = 396mg de potássio), perdendo apenas para o abacate (100g de abacate = 599mg de potássio).


Graças ao seu valor energético e teor de potássio, a banana é um excelente alimento a ser consumido por desportistas e atletas antes da atividade física, pois representa uma fonte de energia sob forma de caloria de fácil absorção, necessária para o desenvolvimento das atividades, evitando a saturação das reservas energéticas do organismo. Já seu alto teor de potássio favorece o bom funcionamento cardíaco e prevenção do aparecimento de cãibras musculares. Além disso, em caso de pacientes portadores de hipertensão arterial, a banana deve ser consumida de 1 a 3 unidades, a depender do tamanho, visando repor o potássio perdido através do uso de medicações que controlam a pressão arterial e que favorecem a perda de potássio, favorecendo o bom funcionamento cardíaco.
É importante lembrar que, ao contrário do que se costuma acreditar, a banana não provoca obstipação intestinal (prisão de ventre), a não ser que esteja verdosa ou ainda não tenha alcançado sua maturação total, ao invés disso, quando está bem madura favorece a formação do bolo fecal por apresentar fibras alimentares na sua composição.