A prática regular e moderada de exercício físico tem efeito benéfico sobre o metabolismo, com redução de gordura corporal, aumento de massa magra, modificações positivas do perfil lipídico e glicêmico, aumento do metabolismo, diminuição no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e crônicas, além de melhora do condicionamento físico e maior mineralização óssea.
É claramente perceptível que a qualidade da alimentação da maioria dos grupos fisicamente ativos, segue padrões equivocados dos grupos sedentários com alta ingestão de gorduras (principalmente saturadas), carboidratos refinados e muitas calorias. Contudo há uma importante relação entre a nutrição e a atividade física, pois a capacidade de rendimento físico do organismo melhora por meio de uma nutrição adequada, com seleção e ingestão equilibrada de todos os nutrientes (carboidrato, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais). Assim a alimentação adequada durante o treino é indispensável para um excelente desempenho físico, enquanto que uma alimentação inadequada inibe a performance e pode prejudicar a saúde.
Por isso, a Clínica Nutricare dispõe de uma equipe de profissionais nutricionistas especializadas em nutrição clinica e esportiva, capacitadas a orientar nutricionalmente cada indivíduo, visando atingir o objetivo proposto ao iniciar a atividade física com maior eficiência e segurança.
Além disso, a Nutricare oferece uma importante ferramenta para determinação de composição corporal, o sistema de bioimpedância (Impedância Elétrica), que através de tecnologia multifrequencial e tetrapolar determina de forma rápida, precisa e segura o peso do indivíduo detalhado em massa de músculo esquelético, gordura, água e massa livre de gordura, além de análise de IMC, relação cintura –quadril e taxa de metabolismo basal ideal para sua idade, sexo e atividade física desenvolvida.
A bioimpedância permite um maior controle de acompanhamento da perda de peso possibilitando:
- avaliar e monitorar a massa gordurosa
- avaliar o ganho ou perda de massa magra
- determinar os níveis de hidratação
- avaliar o impacto da atividade física
- monitorar a eficácia de tratamento dietético e/ou medicamentoso na composição corporal
- monitorar a evolução nutricional de pacientes submetidos cirurgias bariátricas.

 

Responsável Técnica Renata Sanches 
CRN 5/1814